Aromaterapia, óleos vegetais

Aromaterapia: como esta prática pode melhorar sua vida

A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos essenciais para o equilíbrio do ser humano (e dos animais também!). É conhecida como uma terapia complementar, mas que pode ser a terapia principal: dependendo da causa, apenas o tratamento aromaterápico já traz resultado. Saiba como esta prática pode melhorar a sua vida.

Usar aromaterapia não é só ter e inalar óleo essencial. Aromaterapia, como toda terapia, precisa ser orientada por profissional que faz um trabalho intenso antes do interagente* estar em contato com o óleo essencial (ou outro produto aromático).

*Na aromaterapia chamamos de interagente, e não paciente. A interagente atua no processo de tratamento ao permitir o acesso do óleo essencial para que o resultado aconteça, é importante ela estar envolvida de forma inteira no processo. Ela acessa, percebe, sente, questiona, olha para si mesma e busca compreensão dos efeitos dos óleos essenciais. É uma forma de autoconhecimento para uma condução mais harmoniosa da própria vida.

E este é um ponto muito importante para que a Aromaterapia traga resultado eficaz: o óleo essencial sozinho não cura, não muda a pessoa, não introduz uma capacidade ou comportamento novo. Ele age nas células induzindo o corpo humano a agir. Ele age nas emoções trazendo reflexões. Ele age no campo energético promovendo equilíbrio. É necessário que a pessoa use corretamente, conforme a orientação da aromaterapeuta.

Aromaterapeuta leva em conta as particularidades do interagente para indicar o oe mais eficiente naquele momento

Outro aspecto muito comum é que o óleo essencial age de forma diferente em cada pessoa. Por isso o acompanhamento é recomendado: além da aromaterapeuta ser a pessoa que faz a “equação” entre as moléculas presentes nos óleos essenciais, na sua forma de atuação nos âmbitos emocionais e vibracionais e nas características da pessoa, ela é quem pode mudar o óleo indicado por outro conforme os resultados vindos do tratamento.

A Aromaterapia tem resultados comprovados no tratamento da saúde mental, emocional e física das pessoas, tanto que, no Brasil, passou a fazer parte das práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS – Sistema Único de Saúde – para tratamentos de doenças como ansiedade, depressão e hipertensão.

Como funciona a Aromaterapia?

Por meio da consulta, o aromaterapeuta colhe informações do interagente para construir uma estratégia de tratamento com os óleos essenciais.

O tratamento acontece em casa, é orientado um protocolo de uso, periodicidade e intervalos e o interagente é protagonista neste processo.

O uso dos óleos essenciais não se dá por sessões como a acupuntura, o reiki, por exemplo, ele requer uma continuidade para que se possa construir o efeito e trazer o benefício esperado.

Os óleos essenciais não interagem só com o sistema límbico, centro das emoções e memoria, eles também atuam de forma fisiológica, aliviando uma dor, regulando algum sistema que esteja desequilibrado, protegendo contra o ataque de agentes infecciosos, fortalecendo processos no organismo.

Cada óleo essencial vai agir de uma forma em cada pessoa e por isso o aromaterapeuta é essencial na indicação, porque ele vai conhecer os compostos químicos daquele óleo essencial, quais suas contraindicações e interações e irá relacionar esses dados com as informações fornecidas pelo interagente para mais segurança e resultado efetivo.

Em quais questões a Aromaterapia atua?

Estudos – bem como nossa prática clínica – dizem que o tratamento correto com óleos essenciais elimina diversas questões que afetam a saúde. Entre várias, listamos:

O teste olfativo é imprescindível para a escolha do melhor oe

Aromaterapia pode ser preventiva

Aliada a mudança de hábitos e ritmo, a Aromaterapia contribui para a manutenção da saúde:

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Práticas Integrativas (CBSIN) realizou um trabalho que resultou em diversas descobertas sobre a eficácia da aromaterapia para a saúde. Saiba mais aqui.

Porém, mesmo tendo o respaldo de estudos científicos, melhor ainda é descobrir as maravilhas da aromaterapia por si mesma.

Conheça, experimente, mude sua vida com os óleos essenciais!

A Âme Du Champ Aromaterapia está à disposição para te apoiar nesse caminho.

Escrito por Luiza Paim e Elziane Paim (psicoaromaterapeuta da Âme Du Champ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s