Aromaterapia

Sofre de insônia? Os óleos essenciais podem te ajudar a dormir melhor.

Dormir é uma necessidade fisiológica do ser humano. Dormir previne doenças, melhora o metabolismo e nos ajuda a repor as energias para viver bem.

Por isso, se você sofre de insônia, deve olhar esta questão com seriedade e buscar meios para restaurar o bom funcionamento do seu corpo.

Os óleos essenciais são bons aliados neste caso. Mas antes de falar quais são indicados e suas propriedades, é preciso pensar um pouco na causa deste problema. 

A insônia é a dificuldade para adormecer, permanecer dormindo ou falta de sono. São inúmeros fatores que podem causar a insônia, por isso é importante identificá-los e tratá-los um a um.

O que pode causar insônia:

  • Depressão
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Produção inadequada de serotonina pelo organismo
  • Maus hábitos

Atualmente outro fator está tirando o sono das pessoas: a pandemia do coronavírus. Veja mais sobre este fenômeno aqui.

A notícia boa é que há Óleos Essenciais que auxiliam no tratamento da Insônia. Mas lembre-se que o óleo essencial sozinho não resolve, a mudança de hábitos também é importante!

Algumas dicas:

  • Determine um horário limite para usar telas. Também procure diminuir ou desligar depois que o sol se pôr, sempre que possível.
  • Evite levar estímulos mentais para a cama, como livro, tv, computador, celular.
  • Prepare o ambiente do sono para o descanso.
  • Tenha uma atividade física regular. Yoga é uma boa sugestão no caso de insônia.

Então escolha um óleo essencial que possa agir na causa da sua insônia. 

4 Óleos Essenciais para Insônia: conheça suas propriedades e saiba como utilizar

Lavanda (Lavandula angustifolia / Lavandula officinalis)

Calmante, hipotensor, sedativo. É ansiolítico, relaxante mental e físico e induz a bons sonhos. Promove serenidade e paz.

Indicação de uso para insônia: inalação: use no difusor de ambiente (02 gotas no total e completa com água) no difusor pessoal (01 gota).

Laranja Doce (Citrus sinensis)

Antidepressivo, hipotensor, relaxante. Indicado para aumentar o tempo do sono.

Indicação de uso para insônia: inalação: use no difusor de ambiente (02 gotas no total e completa com água) no difusor pessoal (01 gota).

Ylang Ylang (Cananga odorata)

Antidepressivo, hipotensor, anticonvulsivo. Indicado para tratar pânico, medo e culpa.

Indicação de uso para insônia: inalação. Use no difusor de ambiente (02 gotas no total e completa com água). É contraindicado para quem tem pressão arterial baixa.

Manjerona (Origanum majorana)

Analgésico, hipotensor, anafrodisíaco e forte sedativo. É indicado para tratar distúrbios do sono, estresse, trauma, angústia e tensão muscular.

Indicação de uso para insônia: inalação: use no difusor de ambiente (02 gotas no total e completa com água). É contraindicado para gestante.

Uso responsável de Óleos Essenciais

Nunca utilize o óleo essencial puro na pele. Use diluído em base carreadora (como os óleos vegetais).

E, bem importante: os óleos essenciais são naturais, mas nem por isso podem ser usados em excesso e sem atenção. Aqui no Blog Essencial ensinamos o uso responsável, porque temos uma aromaterapeuta experiente, estudiosa e dedicada.

Espero que este artigo tenha ajudado você a buscar uma forma de dormir melhor.

O sono é muito importante para a saúde do ser humano, faz uma enorme diferença na vida acordados.

Portanto, dê importância a isso! E tenha ótimas e restauradoras noites de sono!

Escrito por Luiza Paim

Revisão/conteúdo técnica da nossa aromaterapeuta Elziane Paim

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