Aromaterapia, Yoga

Ansiedade: cuide-se com óleos essenciais e yoga

Ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de uma situação desconhecida ou muito aguardada. Então ficar ansioso às vezes é normal.

Porém, se a ansiedade é persistente e se mostra exagerada diante da situação, gerando sintomas como agitação, cansaço, dificuldade de concentração, perturbação do sono ou tensão muscular, significa que precisa ser tratada.

Atualmente a ansiedade teve um aumento em nível global. O periódico científico The Lancet fez um estudo em 2020 que demonstra um aumento nos casos de ansiedade devido à pandemia de Covid19.

O que fazer para tratar a Ansiedade?

Há óleos essenciais que podem ser usados como tratamento e, também, como preventivo. Há também algumas mudanças de comportamento que, aliadas ao uso dos óleos essenciais, são eficazes nos casos de ansiedade.

4 Óleos Essenciais para Ansiedade: conheça suas propriedades

Lavanda (Lavandula angustifolia /Lavandula officinalis)

O Lavanda é um dos óleos essenciais mais populares e não tem contraindicações (se usado na dose certa).

  • Ansiolítico
  • Calmante
  • Hipotensor
  • Sedativo
  • Relaxante mental e físico
  • Induz a bons sonhos
  • Promove serenidade e paz.

Bergamota (Citrus bergamia)

Conhecido como óleo da alegria!

  • Reduz ansiedade e depressão. 
  • Aumenta a autoconfiança e a autoestima. 
  • Traz coragem e proteção
  • Regula apetite

Laranja Doce (Citrus aurantium dulcis)

  • Antidepressivo
  • Hipotensor
  • Relaxante
  • Indicado para aumentar o tempo do sono.

Ylang Ylang (Cananga odorata)

  • Antidepressivo
  • Hipotensor
  • Anticonvulsivo
  • Indicado para tratar pânico, medo e culpa.

Saiba mais sobre Aromaterapia e óleos essenciais aqui.

Nunca utilize o óleo essencial puro na pele. Dilua em óleo vegetal.

Crie hábitos para equilibrar a Ansiedade

Além dos óleos essenciais, escolha alguns momentos do dia para fazer práticas que vão te ajudar a prevenir a ansiedade e, também, agir quando ela aparecer.

Ao acordar:

  • Espreguice bastante, acorde devagar.
  • Sente-se na cama e, de olhos fechados, apenas ouça os sons do início do seu dia. Evite pensar no que você precisa fazer, na sua agenda. Mantenha a mente no presente e ouça os sons fazendo 5 respirações lentas e longas.
  • Coloque seu colar difusor e pingue uma gota do óleo essencial escolhido.

Uma pausa no trabalho com posturas de Yoga:

  • Levante-se e alongue a coluna. Então eleve os braços para o alto e tire os calcanhares do chão, ficando na meia ponta. Volte ao solo expirando.
  • Flexione a coluna para direita, volte ao centro e flexione a coluna para esquerda.
  • Eleve os braços e olhe para o alto, flexionando a coluna para trás. Soltando o ar, flexione a coluna à frente e solte os braços, solte a cabeça. Volte lentamente, inspirando.
  • Inale o Óleo Essencial escolhido e retorne à sua rotina.

Final do dia, relaxamento em Savasana:

  • Deite-se de barriga para cima em um tapete, colchonete fino ou cobertor dobrado. Mas não use travesseiro.
  • Braços soltos, palmas das mãos para cima, pés afastados e relaxados.
  • Solte todo o corpo, vá passando mentalmente por cada parte do corpo e relaxando.

Por exemplo: inspire concentrando na mão e braço direito e expire relaxando-os. Inspire concentrando na mão e braço esquerdo e expire relaxando. E assim vai até relaxar todo o corpo.

Durante o exercício não pense em nada, ou afaste os pensamentos que virem. Quando perceber que está pensando em algum assunto, gentilmente volte a concentrar-se no corpo e na respiração. Solte todas as tensões.

  • Mantenha a mente no presente.

Use um dos óleos essenciais indicados acima no difusor de ambiente. 

Quando se sentir ansiosa/o, faça a postura da Lebre (Shashakasana):

  •  Sente-se sobre os tornozelos e leve a testa no chão.
  • Os braços podem ficar alongados e relaxados à frente ou para trás.
  • Com a testa sendo pressionada no solo, feche os olhos e conte suas respirações, observando o movimento sutil do corpo. Mantenha a mente no presente.
  • Use um dos óleos essenciais indicados acima no difusor de ambiente. 

Se você optou por adotar todas as nossas sugestões escolha apenas um óleo essencial para todas as práticas. Mas se as fizer de forma aleatória a escolha pode ser pelo óleo essencial que mais lhe for conveniente no dia.

Para saber mais como escolher o óleo essencial ideal para o seu momento leia aqui.

E lembre-se: sentir ansiedade é normal, até certo ponto. Com uso dos óleos essenciais e práticas de yoga, mudança de hábitos, você irá equilibrar o sistema nervoso e deixar a ansiedade para os momentos corretos, sem que ela se torne um problema na sua vida.

Cuide-se!

Escrito por: Luiza Paim

Revisão/conteúdo técnico de aromaterapia da nossa aromaterapeuta Elziane Paim