Pular para o conteúdo
Início » Yoga na vida diária

Yoga na vida diária

Yoga na vida diária vai além de fazer uma hora de asanas e pranayamas todo dia. A proposta é levar a filosofia de vida chamada yoga para todos os momentos da vida, como um bom hábito que trará benefícios para a saúde inteira do ser: física, mental, emocional.

Mas o que é yoga?

É uma filosofia milenar originada na Índia formada por milhares de ensinamentos que podemos resumir como um “caminho” que o ser humano trilha para evoluir espiritualmente. E como o espírito é parte de um ser integral, o yoga atua no corpo físico inteiro (músculos, ossos, órgãos, sistemas) o que reverbera no comportamento da mente e das emoções.

Assim, uma postura e uma respiração não trazem efeitos apenas para a parte concreta, mas muda padrões mentais e trazem sensações específicas. O pacote é completo.

Os “tipos” de yoga

Existem diversas formas de se praticar yoga no tapetinho. As aulas em estúdios, com professores, diversificam-se pelo ensinamento do mestre que elaborou aquela linha (como se denominam as escolas de yoga) ou sendo desvinculadas de escolas específicas.

O yoga integral é formado por hatha yoga, bhakti yoga, raja yoga, karma yoga. Há pessoas que escolhem apenas uma dessas para praticar.

Há escolas bem definidas em suas técnicas, como Bihar yoga, do Swami Satyananda; Asthanga yoga, de Pattabhi Jois; Iyengar yoga, de B.K.S. Iyengar; Kundalini yoga, de Yogi Bhajan; entre outras.

Assim, se o local onde se pratica yoga não tem um “selo” que mostre qual escola está seguindo, pode-se encontrar partes das técnicas de todas essas citadas acima e de outras.

Isso porque com a vinda o yoga para o mundo, cada cultura adapta a prática para sua realidade, muitas vezes para fins mais comerciais que pessoais, ou seja, não é tirar do yoga o que faz sentido para si, mas o que é mais “vendável” como tirar mantras ou falas que se relacione com as divindades, na tentativa de separar yoga de algo espiritual, o reduzindo a uma técnica física para o bem-estar. Mesmo assim, completo que é, o yoga vai ajudar o praticante a despertar algo espiritual, ele tendo essa intenção ou não.

Yoga na vida diária: o que é e como incorporar

Chamamos de sadhana a prática pessoal de yoga. Aquele mapa que cada pessoa desenha para seguir seu próprio caminho. Um professor pode sugerir um sadhana, mas chega uma hora que cada praticante o adapta para seu cotidiano, para que faça sentido e dê resultados.

Os benefícios do yoga na vida diária são inúmeros e aqui citamos os mais comuns:

  • Bem-estar e disposição física: coluna saudável, juntas lubrificadas, alongamento e fortalecimento muscular
  • Respiração melhor: aumenta a capacidade respiratória e ameniza problemas respiratórios
  • Melhor funcionamentos dos órgãos e secreção endócrina
  • Pensamentos claros para ações assertivas
  • Sensação de paz e tranquilidade
  • Restaura o corpo

Swami Nirajanananda Saraswati, da Bihar yoga, diz que nem eles conseguem colocar duas horas seguidas de prática de yoga diariamente na vida, imaginem uma pessoa da cidade, com rotina apertada e necessidades que tomam quase todo o tempo.

Porém, há hábitos que podemos incorporar no dia, assim como escovar dentes e tomar banho, que vão tomar poucos minutos e servir como a pausa necessária para o autocuidado.

No entanto, para que isso se torne parte da vida da pessoa que nunca praticou yoga, é necessário aprender com uma professora as técnicas:

  • asanas (posturas), quais são, como fazer, para que servem, como combinar numa prática para ter equilíbrio…
  • pranayamas (respiração), como respirar corretamente, como funciona a respiração, seus benefícios…
  • dharana (concentrar), para limpar pensamentos, despertar a consciência, a presença…
  • yoga nidra (relaxamento), como relaxar completamente o corpo e acessar o inconsciente…
  • yamas e nyamas, que são os preceitos éticos e comportamentais a se observar para ter uma boa vida.

Assim, é importante ter acompanhamento de professor/a durante um tempo para aprender, para renovar, para manter a energia preciosa formada quando há relacionamento entre duas pessoas na prática.

Mas é possível, sabendo e compreendendo as técnicas, praticar diariamente, em momentos de pausa, o yoga da vida diária.

A prática do yoga na vida diária

Manhã (+- 20 minutos)

  • Plantar a semente (sankalpa) ao acordar
  • Fazer a série de asanas para despertar o corpo, principalmente a coluna
  • Pranayama

Tarde (+- 20 minutos)

  • Yoga nidra para restaurar o corpo e seguir o dia

Noite (+- 15 minutos)

  • Revisão do dia
  • Meditação
  • Plantar a semente (sankalpa) antes de dormir

Essa rotina pode ser adaptada conforme a necessidade de cada um, mas, uma vez definido o conjunto de técnicas, é importante seguir nos mesmos horários, todos os dias. E aos poucos, vai se incorporando técnicas mais aprofundadas do yoga, como as limpezas.

Feliz ano novo!

Um ano pode começar a qualquer momento. Agora, por exemplo, mesmo não estando no dia 1 de janeiro. Por isso, fica o convite para praticar yoga.

Para aprender, entre em contato, se você está em Nova Lima ou Belo Horizonte. Para outros locais há boas/bons profissionais para orientá-la/lo.

Namastê!

Luiza Paim – praticante e professora de yoga.

Marcações: