Pular para o conteúdo
Início » Óleos Essenciais e Yoga para o feminino

Óleos Essenciais e Yoga para o feminino

Falar sobre óleos essenciais e yoga para o feminino não está, necessariamente, direcionado às mulheres. Isso porque entendemos o ser humano como um microcosmo que contém em si o todo. Dessa forma, em todos nós temos o mineral, o vegetal, o animal, externo e o interno, acima e abaixo e, obviamente, energia masculina e feminina.

O que chamamos de energia feminina ou masculina, aspecto feminino ou masculino, são as características atribuídas às pessoas dependendo do seu gênero. A polêmica acontece quando estas características são classificadas como superiores ou inferiores, fazendo com que algumas mulheres neguem suas potencialidades para se igualar aos homens. Acontece que possuímos, todos os seres, todas as potencialidades, não precisamos classificá-las como melhores ou piores, apenas desenvolvê-las bem, reconhecê-las como necessárias para a vida e equilibrá-las em nós mesmos.

Por que ser amorosa/amoroso é algo relacionado à fragilidade? Por que ser do fazer, da ação, do raciocínio explosivo é algo relacionado a poder, com mais valor?

A própria natureza nos mostra o valor de todos os lados: o frio e o quente, o dia e a noite… um não existe sem o outro e nem se sobrepõe ao outro. Há equilíbrio na natureza.

E na busca pelo equilíbrio em nós, precisamos de cuidado integral. Assim, é interessante que todos saibam como atuam os diversos aspectos do seu ser.

A força masculina se manifesta em criação, expansão, calor, ação, explosão. Aspectos importantes para a vida, mas incompletos. É preciso que a força feminina se apresente para equilibrar nos momentos propícios, assim, é necessário que haja pensamento, introspecção, frio, pausa, recolhimento. Em todos os seres humanos.

Yin-yang é um princípio da filosofia chinesa que considera a existência de opostos que se complementam

O psicólogo Carl Jung observou que a natureza humana é composta de dois princípios psicológicos: o masculino e o feminino. Assim, dentro de todo homem existe o reflexo de uma mulher, e dentro de cada mulher existe o reflexo de um homem. Para Jung, o funcionamento da psique se origina da tensão entre os opostos (masculino e feminino), sendo que essa dualidade é a condição para que haja crescimento e amadurecimento. Para aprofundar neste assunto, acesse o artigo de Rosângela Teixeira aqui.

5 Óleos Essenciais para o feminino: equilibrando as forças lunares no ser

Escolhemos 5 óleos essenciais que atuam nas qualidades femininas do ser humano: lunar, fria, relaxante, criativa, introvertida, mental, responsável pela consciência.

A força feminina é percebida no acolhimento, entendimento, ponderação, cuidado, amorosidade.

E todos estes aspectos citados são importantes para todos os seres, concordam?

Os óleos essenciais e que qualidades despertam:

Rosa Damascena (Rosa damascena)Amor, Foco, Gentileza.
Gerânio (Perlagonium graveolens)Ânimo, Comunicação Interna, Nutre o EU, estimula a segurança.
Sálvia Esclaréia (Salvia sclarea)Clareza mental, Intuição, Sentimento de alegria, Presença no aqui e agora.
Camomila Romana (Anthemis nobilis)Serenidade, elimina raiva e agressividade, Paciência, promove aceitação de mensagens intuitivas, Conforto.
Ylang Ylang (Cananga odorata)Autoestima e autovalorização, Sentir-se mais amável.
Rosa Damascena
Gerânio
Sálvia Esclaréia
Camomila Romana
Ylang Ylang

Sugestão de uso: para despertar as qualidade citadas acima, caso você perceba que precisa equilibrar estes aspectos, utilize uma gota de um dos óleos essenciais no colar aromático por 7 dias e separe um tempinho no seu dia para anotar as sensações.

Contraindicações: use pouca quantidade, na proporção de 0,5%. Óleos essenciais em excesso causam intoxicação e dermatites. Gestantes devem consultar aromaterapeuta. Sálvia Esclaréia é contraindicado para grávidas. Ylang ylang é hipotensor.

Uma prática física que conecta você à sua consciência: saudação à Lua

Saudação à Lua – Chandra Namaskar – é uma sequência do yoga que trabalha o lado lunar, mental e traz um resfriamento no corpo. A sequência é quase igual à famosa Saudação ao Sol – Surya Namaskar – exceto pelo acréscimo de uma postura e pelo lado que iniciamos a sequência de ásanas: na saudação ao sol iniciamos pelo lado direito, na saudação à lua, pelo esquerdo.

A inserção da postura da meia lua traz uma mudança significativa, pois desenvolve o equilíbrio e a concentração, além de atuar no padrão respiratório: realizamos a postura com retenção de ar nos pulmões.

É interessante saber primeiro a Saudação ao Sol para fazer a Saudação à Lua, pois, familiarizados com a posturas e sensações do “Surya”, a/o praticante flui melhor no “Chandra”.

Abaixo um vídeo demonstrativo da sequência de Chandra Namaskar:

Chandra Namaskar orientada pela técnica de Swami Satyananda Saraswati

Se quiser aprender passo a passo da Saudação à Lua, entre em contato e agende uma aula!

Olhar aberto e respeitoso para sua integralidade

Estar consciente de que somos completos nos conduz a práticas que irão trazer melhores resultados para nossa saúde física, mental e espiritual.

Hoje trouxemos informações e inspirações para o fortalecimento e equilíbrio do seu aspecto feminino, em breve escreveremos sobre o outro lado, o masculino.

Boas práticas!

Escrito por Luiza Paim

Revisão técnica de aromaterapia e colaboração da aromaterapeuta Elziane Paim

Se for compartilhar este artigo, por favor, cite a fonte!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *