Pular para o conteúdo
Início » Aromaterapia: quais óleos são essenciais para ter em casa

Aromaterapia: quais óleos são essenciais para ter em casa

Como montar um conjunto mínimo de óleos essenciais para uso pessoal

Aromaterapia já faz parte da vida de muitas pessoas. Mas a grande variedade de óleos essenciais e seus benefícios pode fazer com que não saibamos quais óleos são essenciais para ter em casa.

A internet está abarrotada de conteúdo, dicas infalíveis, receitas milagrosas e dá para colocar a gotinha mágica em praticamente tudo.

É mais frequente pessoas chegarem para comprar um óleo essencial já sabendo para que ele serve e porque o está comprando.

E assim, de dica em dica, de receita em receita, os óleos essenciais vão para as casas. Em muitos casos, são utilizados para aquele momento e depois ficam na caixinha aguardando a data de vencimento e perdendo sua utilidade…

Por isso é importante calma e pé no chão antes de adentrar o mundo maravilhoso da aromaterapia. Em primeiro lugar:

É preciso saber diferenciar: Aromaterapeuta X Vendedor de óleos essenciais

Saiba que:

  • Aromaterapeuta acolhe a pessoa na sua questão oferecendo um tratamento com óleos essenciais. É a profissional que irá direto no que você precisa, nem sempre irá indicar um vidro inteiro de óleo essencial, pode preparar um produto contendo óleo essencial. A Aromaterapeuta profissional compreende o quanto de planta é necessária para produzir o óleo essencial, por isso sabe que a compra irrefreada não é sustentável. Uma hora a planta entra em extinção.
  • O vendedor de óleo essencial precisa vender. É seu negócio, seu sustento, por isso, tende a valorizar a quantidade da venda. O que será feito com tanto óleo essencial passa a ser uma questão de quem comprou.
Atendimento com aromaterapeuta: teste olfativo, anamnese e acolhimento para garantir o óleo essencial correto para cada pessoa

Dessa forma, antes de seguir a trilha da aromaterapia como terapia complementar, integrativa, saiba quem buscar para ter o atendimento mais adequado. Normalmente se vai primeiro ao aromaterapeuta, depois à loja.

Monte seu kit básico com óleos essenciais para seu organismo pessoal e familiar

Os óleos essenciais são poderosos produtos originados de plantas que têm propriedades salutares. Tratam do corpo físico ao sutil desde que bem utilizados.

E o que é utilizar bem um óleo essencial?

  • Usar a quantidade correta, que sempre é pequena.
  • Armazenar corretamente.
  • Usar pelo período recomendado pela aromaterapeuta, pois é um tratamento no ritmo natural do organismo, não é fármaco que traz alívio ao sintoma em poucos minutos ou horas.
  • Agregar mudança de hábitos para que a aromaterapia sustente a melhora.

Para montar o seu kit de aromaterapia, o primeiro passo será visitar uma aromaterapeuta e contar sobre você (e sua família, se a intenção for ter um kit familiar, por exemplo).

Faça o uso conforme indicado, consciente. Crie o hábito de perceber e anotar os efeitos, para ajustar os óleos essenciais do seu kit, para se conhecer melhor.

Leve o óleo essencial a sério. Ele é infinitamente mais que um cheiro, é uma ferramenta que promove o autoconhecimento.

Montando um kit familiar na prática: um exemplo real

A ideia deste artigo surgiu por uma questão pessoal. Eu, que escrevo aqui, tenho uma caixinha de óleos essenciais, adquiridos por algum motivo pontual, que depois de um tempo se tornam meros desconhecidos acumulados.

Alguns já foram repostos por realmente terem utilidade no meu dia a dia. Outros provavelmente foram comprados para fazer algum produto, utilizado algumas gotas e ficaram esquecidos.

Assim, busquei minha aromaterapeuta para organizar meu kit de aromaterapia, tornando-o funcional. Veja como ficou:

Isto é para o dia a dia, para o cuidado preventivo e efetivo da minha família:

  • Oito óleos essenciais
  • Um óleo vegetal
  • Dois difusores de ambiente
  • Colares difusores

Para além do dia a dia

A aromaterapia em tratamentos específicos pedirá outros óleos essenciais, nesses casos, mais importante ainda estar sob orientação profissional para evitar desperdiçar tempo, dinheiro e o precioso óleo essencial e ainda afastar o risco de algum inconveniente com o uso.

A terapia com óleos essenciais deve ser levada a sério para trazer a alegria da cura.

Para saber como funciona um tratamento com óleos essenciais, a Aromaterapia, veja este artigo.

Monte seu kit com a Âme Du Champ Aromaterapia

Óleos essenciais são tesouros da natureza em pequenos frascos

Quer montar um Kit de aromaterapia com óleos essenciais para ter em casa?

A Elziane Paim está mergulhada na aromaterapia desde 2015, entre estudos, práticas, formações, vivências, cursos ministrados, mentorias, experimentos, pós-graduação, grupo de estudos… enfim: está construindo uma base sólida, confiável e responsável para orientar o uso dos óleos essenciais.

A Elziane Paim está mergulhada na aromaterapia desde 2015
A Zi vive a aromaterapia: estuda, aplica, experimenta, compartilha

Marque uma consulta, monte seu kit pessoal/familiar e deixe sua vida mais natural e aromática!

Escrito por Luiza Paim

Informações sobre aromaterapia, aromaterapeuta citada no artigo: Elziane Paim

1 comentário em “Aromaterapia: quais óleos são essenciais para ter em casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *