Pular para o conteúdo
Início » Como diluir Óleos Essenciais: uso seguro e eficaz

Como diluir Óleos Essenciais: uso seguro e eficaz

O óleo essencial não pode ser usado puro na pele. Hoje vamos falar como diluir óleos essenciais para ter um uso seguro e eficaz.

Isso porque, apesar de natural, é uma substância muito concentrada, uma gota contém muitas moléculas com diversas propriedades químicas que podem causar irritação à pele, queimadura e dermatite.

Por isso deve-se diluir para uso tópico, em bases carreadoras, conheça algumas:

  • Óleos Vegetais e resinosos prensados a frio e não refinado. Saiba mais sobre eles aqui.
  • Cremes/bases neutros livres de parabenos, de vaselina e de óleo mineral.
  • Álcool de cereais.

No entanto, os óleos essenciais não se diluem igualmente em todas as bases. É importante fazer a combinação certa para que o óleo essencial dilua de forma eficaz na base carreadora. Assim, deve-se conhecer bem as propriedades do óleo essencial que se deseja utilizar para combinar com a base que melhor o incorpore.

Como diluir os óleos essenciais?

Abaixo uma tabela com as quantidades seguras de diluição dependendo do tratamento, do indivíduo que vai utilizar e local de aplicação:

*Para o corpo, Lemongrass é no máximo 0,7%

Significa que, se você vai fazer um creme para uma criança, em 30 ml de base você utiliza 4 gotas de óleo essencial.

Se for para um adulto sem nenhuma contraindicação, pode usar 8 gotas de óleo essencial.

Mas se for para um adulto, para massagem pontual em caso de dor aguda, pode adicionar 15 gotas de oe.

Parece muito simples, e é se você já tem experiência com aromaterapia, já passou por consulta com aromaterapeuta ou fez algum curso, mesmo que básico. Porém, se está tendo contato pela primeira vez aqui ou em outro artigo da internet, ou se apenas ouviu falar, ou alguém fez e te contou que deu certo, fique atenta/o.

Porque o que deu certo para outra pessoa pode não dar para você e o que seria uma experiência transformadora pode se tornar um pesadelo.

E mais, quando for comprar um óleo essencial, confira se quem está vendendo tem o conhecimento, pois nem toda/o vendedor de oes é aromaterapeuta!

Importante: observar as contraindicações

Gestantes, crianças, hipertensos e epiléticos devem ser orientados por aromaterapeuta responsável, há diversas contraindicações e limitações para o uso dos óleos essenciais.

E para todos, seguir sempre o mantra da aromaterapia: Menos é mais!

Escrito por Luiza Paim

Revisão técnica da aromaterapeuta Elziane Paim